-
Arquitetos: Gabriel Sepe, Pianca Arquitetura, Quadradão
- Área: 220 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
Descrição enviada pela equipe de projeto. Readequação de edifício comercial para receber a unidade zero do Força Estudo Personalizado – focada em acompanhamento escolar e aulas particulares. A intervenção concentra as áreas de atendimento a pais, uso múltiplo, estar e salas de reunião no térreo. Destinando as áreas de estudo individuais e sala de estudo coletiva para o primeiro pavimento.
O projeto procurou tirar maior proveito das infra-estruturas existentes dos conjuntos comerciais – conservando assim os núcleos hidráulicos presente. Os pisos foram padronizados com cimento queimado na cor cinza e toda a elétrica nova foi realizada com eletrocalhas aparentes próximas ao teto. Para todas os novas contruções foram utilizadas técnicas secas, de construção rápidas e econômicas: divisórias em dry-wall para as salas que necessitavam de maior privacidade e para as salas que poderiam assumir características mais extrovertidas foram especificados divisórias em policarbonato com estrutura de sarrafos de pinus. Com essas diretrizes a intervenção conseguiu alcancar a ecônomica media de R$ 1.200,00m² na construção.
O pinus também foi utilizado para estantes e prateleiras – aferindo unidade material a intervenção. Para a área externa, foi prevista um pequeno jardim com pedriscos e protegido por um banco de concreto moldado in-loco, oferecendo um lugar de repouso ao ar-livre – além de tornar a fachada do edifício ativa, se alinhando com as diretrizes de urbanismo da cidade.